2 de junho de 2017

O Desapego do Eu por Prama Shanti


"Vocês vivem na sociedade do apego, nascem livres e são treinados para apegar-se.
A base deste treinamento é o medo, que é incutido nas suas mentes deste cedo através das histórias infantis, do boi da cara preta, do homem do saco, da bruxa e tantas outras. O medo e o apego transformam vocês em escravos da sociedade. Precisam cumprir as suas regras para ter a ilusão da segurança e ter suas posses. É a coerção para assinar o contrato social, que sela sua infelicidade.

São infelizes porque “todo apego gera sofrimento”. Gera sofrimento porque tudo é impermanente, tudo acaba. Vocês irão com certeza perder tudo aquilo a que se apegaram. Nada lhe pertence, quando esta carcaça de carne que você habita se desfizer, restará apenas sua mente e seu apego – e o sofrimento pela perda.

Vocês só serão verdadeiramente livres e felizes quando desapegarem-se completamente, e o primeiro apego é o apego ao seu próprio Eu.

Este Eu, este Ego não é você, mas uma parte de você que é criada para lhe manter fisicamente em segurança. Você é uma alma, muito acima deste pequeno Ego. Este Ego é o maior inimigo de seu crescimento espiritual, ele vai lutar arduamente e utilizar de todos os recursos possíveis para lhe impedir de crescer espiritualmente.
Em muitos casos ele chega a criar acidentes com danos físicos para evitar o comparecimento a uma palestra ou curso que possa lhe modificar. Ou lhe coloca para dormir exatamente no momento em que iria escutar algo importante.

Apegar-se a este Ego é confortável, lhe coloca na pretensa “zona de conforto”, que na verdade é a “zona de incompetência”, pois lhe mantém na mesma, infeliz e sem lhe deixar ir adiante.

Junto com este apego ao Ego vem o apego às doenças. Muitos se identificam com as doenças e elas passam a fazer parte do Ego. Pode ser confortável ter uma doença, uma alergia para que todos se preocupem com você, você se torna especial e vê a preocupação dos outros consigo. Os ganhos secundários são "compensadores".

O Ego também traz o apego às falsas crenças, você se vê fazendo coisas sem saber o motivo. Simplesmente porque sempre foi feito assim.

O caminho do Ego é o caminho para você apegar-se, sofrer e desperdiçar esta vida sem experimentar o novo, sem crescer, sendo simplesmente o mesmo, com uma vidinha igual à de todos os outros, com uma segurança ilusória e uma infelicidade real.

Entender que este Ego não é você é o primeiro passo para sua independência e felicidade.

Não há êxtase maior do que saber quem você é !
Osho

Sabemos que não é fácil entender que o Ego não é você, mas deixe esta semente ser plantada em sua mente, é o começo de sua transformação.

Note que muitas vezes, em situações extremas, você perde o controle e faz coisas impensáveis. Depois muitos chegam a comentar “aquele não era eu !”. Você possui vários dentro de você. Estes outros aspectos são chamados por vários nomes: personas, complexos, formas pensamento, etc. Não importa o nome, mas são várias energias inteligentes, e o Ego é apenas uma delas, a que tem mais energia, a mais forte e a que o controla na maior parte do tempo.

Então, se você tem vários dentro de você, qual deles é você ? Nenhum deles !

Isto são apenas aspectos da personalidade que você está usando nesta vida. Você é uma alma, muito acima disto, acima destes aspectos, do Ego, e da sua própria personalidade atual. Você é uma centelha divina, é Deus.

Observe-se, sinta-se, acostume-se a ouvir o seu coração, aquela voz suave que nunca lhe condena, nunca lhe critica, que é sempre amor. Esta é a voz da alma, esta é realmente você.

Aquela voz que lhe critica, que diz que não vai dar certo, que diz que você precisa fazer isto ou aquilo, não é você.

Sentir a alma e sentir que o Ego é separado de você é um exercício.
Acostume-se a sentir-se.

Quando entrar em um local ou encontrar alguém, rastreie o seu interior, respire e sinta-se. Este é o contato com sua alma, sem raciocínio, apenas com sentimento e atenção ao seu interior. Sem pensar, apenas sentindo, sem analisar. Relaxe e aceite o abraço da alma, apenas sinta ...

Aos poucos você vai sentir que não é o Ego, não é este que sofre.
Neste momento você será realmente Feliz.
Terá uma felicidade inabalável.
Poderá ter pequenas tristezas, mas continuará sempre feliz.
Terá a verdadeira Paz em seu coração.
Será verdadeiramente você, simplesmente Amor.
É o que lhe desejamos !
Venha ser Feliz, você pode."

através de Prama Shanti
Fonte:
https://pramashanti.wordpress.com/

Um comentário:

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...