15 de outubro de 2017

O funcionamento do cérebro humano....0S TRES CÉREBROS!




O CÉREBRO REPTILIANO

É chamado cérebro primário ou primitivo ou cérebro arcaico . Originalmente, os seres humanos tinham essencialmente um primeiro cérebro reptiliano, do qual o homem ainda retém muitos instintos básicos(incluindo o instinto de auto-preservação). Ele corresponde no ser humano ao sistema nervoso do tronco encefálico . É apesar do seu pequeno tamanho de grande complexidade. Alguns animais (vertebrados inferiores, répteis ...) são governados exclusivamente por este cérebro. É a fonte do comportamento primitivo que responde às necessidades básicas . Ele fornece entre outros, o de backup do indivíduo e das espécies . Esses comportamentos são incapazes de adaptação e permanecem insensíveis à experiência do fato de que o cérebro primitivo tem acesso apenas a uma memória de curto prazo. O cérebro reptiliano sempre age de acordo com padrões rígidos e estereotipados : a mesma estimulação sempre produzirá o mesmo efeito. Por exemplo, preservada por gerações, a fuga hereditária, inscrita em cada indivíduo, é um mecanismo necessário, imparável e estereotipado. O chamado núcleo "amígdal", em particular, controla a agressividade, a preocupação com o território e sua defesa. Isso corresponde ao nosso universo não-verbal de gestos e comportamentos automáticos . É o lugar da rotina, itinerários pré-organizados, rituais, cerimônias ... É por isso que a "linguagem reptiliana" é essencial nas relações humanas. 

O CÉREBRO LIMBICO
O cérebro visceral de sobrevivência , chamado de Mac Lean, está intimamente relacionado aos centros de emoções e movimentos . É o centro fisiológico das emoções e, portanto, o sistema dominante de afetividade. "Party old cérebro dos mamíferos, ele projetou um anel em torno do hemisfério cortical limite ... Em humanos, é um elemento de layout em relação essencial do neocórtex com outros mais velhos treinamento do cérebro, domina operação A afetividade e processos de memória "H. Laborit. 
Isso corresponde a parte frontal do cérebro de mamífero, o córtex primitiva que está sempre presente em seres humanos. É um conjunto complexo de núcleos de vias nervosas ligadas ao hipotálamo, o tronco cerebral e O rato tem apenas um cérebro reptiliano e límbico, dificilmente um córtex, o gato também (com o início do córtex). Como o cérebro reptil, não se expressa verbalmente, mas pode excitar o córtex que se expressa através da fala. 
Sua função essencial é asobrevivência por boa adaptação ao ambiente social : empatia, status social, a integração a um grupo, convicções e crenças, sensação de segurança ... É também os mecanismos de motivação , sucesso e fracasso, prazer e desprazer. .. 

Principais leis fisiológicas atribuídas pelos biólogos ao cérebro límbico. 
a- O sistema límbico é impermeável a toda lógica . 
b- O cérebro límbico age como um filtro, tem um papel seletivo e detetive: toda informação passa primeiro pelo limbic que filtra a informação e excita o córtex de acordo com o próprio filtro ligado aos tons emocionais das informações (interesse, segurança, prazer, motivação, ...). .) As emoções desencadeadas por estímulos que atuam no sistema límbico não estão sob controle da córtice. O medo, por exemplo, não desaparece por meio do raciocínio. O cérebro límbico possui uma certa autonomia em relação ao córtex: pode bloquear qualquer reatividade das zonas corticais e anestesiar informação desagradável que não atinge o córtex, mas também pode estimular certas áreas do córtex. A comunicação é, portanto, unidirecional. 
c- O sistema límbico primeiro registra a ação vivida que se tornará reflexão. A reflexão está, portanto, sujeita a ação: o cérebro pode resolver um problema apenas se tiver novas soluções. No nível biológico, isso corresponde ao funcionamento coordenado do córtex e do limbic. 
memória de longo prazo , que permite a recepção e gravação de informações de acordo com os tons emocionais. A memória, permitindo que a criação de automatismos possa estar na origem das novas necessidades que, na época, não serão instintivas, mas serão de ordem sócio-cultural. 
e- Garante o início do conhecimento pela imagem e desempenha um papel cognitivo como produção, elaboração de imagens, mesmo que seja essencialmente relacionado a processos e unidades emocionais. 

O NEOCORTEX 
O córtex aparece como um esboço em alguns répteis, se desenvolve em mamíferos, e quanto mais se escala na escala animal, mais essa banda se estende e empurra para trás e para frente os dois cérebros primários. Nos mamíferos superiores, o córtex desenvolveu-se para trás, envolvendo todo o sistema límbico com uma espessa camada de neurônios com ramificações complexas. 
O que é verdadeiramente novo no homem é a extensão do neo-cortex e as estruturas associadas a ele: 
O novo córtex não é mais uma máquina: quando estimulado, pode não responder ou responder inesperadamente, de forma original e criativa a um problema que representa o meio ambiente. Pode responder de uma maneira diferente daquela que foi induzida por uma estimulação idêntica anterior. Ele será ainda mais consciente de que ele é precisamente consciente de seus automatismos e seus impulsos e que ele pode libertar-se por sua função imaginária . 
De fato, o aumento nas conexões neuronais do córtex é acompanhado por um aumento nas possibilidades de receber a informação .Tornou-se um desenvolvimento considerável na espécie humana, nas regiões orbitárias-frontais, que permitem um meio de associar os elementos memorizados . O homem pode recombinar esses elementos memorizados de um modo diferente daquele pelo qual eles nos foram impostas pelo meio; o cérebro pode então criar novas estruturas, "estruturas imaginárias" (H. Laborit). 
Representa a consciência , a capacidade simbólica (capacidade de substituir certas coisas por outros), a linguagem , a base do pensamento abstrato. Somente o córtex tem essa habilidade: é uma maneira de gerenciar outros cérebros mais antigos. 
Corresponde ao estágio de reconhecimento do objeto como uma realidade externa em um determinado espaço. A manipulação de conceitos, de abstração por sistemas associativos, de distância do objeto dá ao homem quase infinitas possibilidades de criação."

Fonte:
http://tecfa.unige.ch/tecfa/teaching/UVLibre/0001/bin27/c11.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...